Fundada em 1984
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Escola de Dança

O projeto da ESCOLA DE DANÇA teve início no ano letivo 1995/1996, integrado na Associação para a Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e apoiado pela Câmara Municipal relativamente à disponibilização das instalações e inerentes serviços.

Constitui um projeto autónomo sem fins lucrativos e com princípios orientadores que visam uma formação em dança num contexto educativo e artístico e com uma abordagem abrangente de “dança para todos”.

Destinando a formação a alunos de todas as idades, o ensino da dança nesta Escola tem como objetivos gerais os seguintes princípios:

A DANÇA COMO LINGUAGEM NUM PROCESSO ARTÍSTICO E EDUCATIVO – Ensinar e trabalhar a dança enquanto linguagem e objeto artístico, não a reduzindo a uma vertente lúdica e/ou a aspetos físicos técnicos. O ensino da dança nesta Escola não se limita a um trabalho corporal, integrando uma componente intelectual e cultural com vista a uma formação global do aluno. Além da aprendizagem de diversas técnicas de dança, os Cursos assentam num conjunto de conteúdos que incluem trabalho ao nível da criatividade, da comunicação, da sensibilidade, da afetividade, das relações interpessoais, do juízo crítico e estético. Este tipo de trabalho é muito importante na formação do indivíduo, tendo efeitos determinantes no desenvolvimento da sua personalidade. Através do ensino da dança podemos:

  • Formar, motivar e estimular o conhecimento artístico e cultural;
  • Ajudar a crescer em termos individuais e coletivos;
  • Estimular a reflexão e a transmissão de ideias;
  • Educar e ajudar a construir um mundo melhor.

VALORIZAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE DO ALUNO – Considerando que, no processo de crescimento do indivíduo, a atribuição de importância, a valorização e a responsabilização são fundamentais, o projeto desta Escola privilegia a individualidade do aluno, ajudando-o a adquirir maior autonomia, identidade própria e a desenvolver as suas capacidades criadoras e comunicativas. O estabelecimento de proximidade com os alunos e a preocupação de que estes sejam sempre ouvidos constitui uma intenção constante, sendo este processo determinante na construção e evolução desta Escola.

DANÇA PARA TODOS – Mostrar e provar que a dança pode ser para todos, sem quaisquer restrições físicas ou de idade, criando condições para que, de uma forma acessível em termos técnicos, económicos ou outros, possa ser realizada uma aprendizagem nesta área. Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, qualquer indivíduo, com qualquer idade ou condição física, pode iniciar a sua formação e crescer na área da dança. Nesta Escola essa aprendizagem/formação poderá ser concretizada de uma forma mais ou menos técnica e/ou mais ou menos completa, conforme pretendido.

CURSOS DE DANÇA COM OBJETIVOS DIFERENTES DE FORMAÇÃO – Considerando que uma formação mais consistente em dança deverá incluir diversos tipos de conteúdos e de aulas assim como níveis de exigência integrados num percurso evolutivo, foi criado o CURSO 1 com uma frequência denominada de curricular. Este Curso tem vários níveis de aprendizagem permitindo que o aluno, de uma forma progressiva, vá evoluindo na formação através da introdução de matérias mais complexas e do aumento da carga horária ao longo do mesmo. Todo o percurso é acompanhado por uma avaliação que permite ao aluno a perceção do seu crescimento na linha de evolução traçada.

Neste Curso o aluno pode, contudo, optar pela realização de apenas algumas aulas sem estar inserido no esquema curricular afeto aos níveis.

A entrada de um aluno sem experiência neste Curso, incluindo adultos, é resolvida de uma forma progressiva e com soluções adaptadas a cada um. Em pouco tempo os alunos passam a integrar a turma correspondente à sua faixa etária, caso não o possam fazer no início do ano.

Para alunos que pretendam uma formação mais simples e menos exigente foi criado o CURSO 2, com a opção de uma ou duas aulas por semana e um tipo de frequência mais descomprometida, que denominamos de livre.