Fundada em 1984
Email

geral@adapvc.pt

Telefone

+351 252 627 700

Morada

Praça Luís de Camões, 31

Sustentabilidade

Responsabilidade Social e Ambiental

Segundo a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização, as Nações Unidas consideram imperativo que as instituições e associações contribuam para um futuro mais sustentável e inclusivo.

Neste sentido, a Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC), dá um passo no que considera um propósito da Agenda, fundamental para fazer face aos enormes desafios económicos, sociais e ambientais que vivemos, adotando medidas que contribuem para a responsabilidade ambiental e social.

Esta Associação gere inúmeros projetos, entre os quais destacamos a Feira Nacional de Artesanato, a Feira de Gastronomia, o Conservatório de Música, Teatro e Dança, que há décadas têm contribuído para o desenvolvimento do Concelho. 

Ao longo destes últimos dois anos fomos postos à prova, tendo sido urgente tomar decisões e adotar pequenos gestos que marcaram grandes mudanças de mentalidade.

A ADAPVC passou a identificar as temáticas da Agenda 2030, tendo em vista os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, pelo que os projetos com maior criação de valor da Associação contribuem da seguinte forma:

Feira Nacional de Artesanato

Este certame promove o trabalho digno e o crescimento económico (ODS 8), reduz as desigualdades (ODS 10) tendo em vista a produção e consumo sustentáveis (ODS 12), coligando-se a parceiros estratégicos para a implementação dos seus objetivos (ODS 17), nomeadamente a Câmara Municipal de Vila do Conde, a Santa Casa de Misericórdia de Vila do Conde, a Fundação Castro Alves, a Delta Cafés, entre outros.

Feira de Gastronomia – “Cozinha à Portuguesa”

O evento conta com restaurantes de diferentes regiões gastronómicas do país e mais de 70 stands com venda de uma multiplicidade de produtos gastronómicos e vínicos nacionais, contribuindo para o crescimento económico de todas as regiões do país e reduzindo as desigualdades (ODS 8 e ODS 10), coligando-se a parceiros estratégicos para a implementação dos objetivos (ODS 17).

Conservatório de Música Teatro e Dança

O Conservatório que explora as valências académicas e lúdicas, sob o lema “para todos” tem contribuído para uma educação de qualidade no concelho (ODS 4).

A importância da responsabilidade social fez-nos compreender que era imperativo reduzir as desigualdades e contribuirmos também para a igualdade de género (ODS 5 e ODS 10).

No sentido de valorizar e descobrir novos talentos, iremos abrir no próximo ano letivo 2022/23 duas bolsas de estudo para crianças e jovens com poucos recursos*, proporcionando-lhes um futuro, contribuindo para um mundo melhor e mais justo onde todos podem ter as mesmas oportunidades.

*poucos recursos: crianças e jovens inseridos em agregado familiar com rendimentos de referência correspondentes ao 1.º ou 2.º escalão do abono de família e/ou crianças e jovens institucionalizados