Fundada em 1984

Email

geral@adapvc.pt

Telefone

+351 252 627 700

Morada

Praça Luís de Camões, 31

Feira Nacional de Artesanato mostra talento dos jovens europeus

A Feira Nacional de Artesanato está de regresso a Vila do Conde para a sua 44ª edição, de 23 de julho a 7 de agosto, sendo dedicada ao Ano Europeu da Juventude.

Associando-se à proclamação pela União Europeia, e ao facto de Vila do Conde ter anunciado, recentemente, a sua candidatura oficial a Capital Europeia da Juventude 2026, a organização da Feira Nacional de Artesanato vai dedicar um pavilhão central do recinto aos jovens artesãos.

Estão confirmadas as presenças de vários artesãos, oriundos de diferentes países europeus, entre os quais Espanha, França, Bélgica, Geórgia, Malta, Itália e República Checa. Da Ucrânia estará em Vila do Conde a artesã Ludmila Kostjuk, apresentando trabalhos de cerâmica/olaria.

Aliando o artesanato à consciencialização ambiental, a Feira Nacional de Artesanato promoverá um Concurso/Exposição de peças artesanais elaboradas com materiais reciclados, numa iniciativa que conta com o apoio da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.

Considerando a economia criativa como estratégia de desenvolvimento e o artesanato como uma das suas indústrias criativas, a organização do certame está empenhada em contribuir para o estímulo da criatividade aliada às questões ambientais que se encontram na ordem do dia.

Noutro âmbito, a Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde estabeleceu, entretanto, um protocolo de parceria com a Fundação Castro Alves (Vila Nova de Famalicão) e com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, visando reforçar o seu papel social, enquanto dinamizador de atividades direcionadas para públicos específicos.

Assim, durante o ano e, em especial, no decorrer da Feira Nacional de Artesanato serão realizados vários workshops de cerâmica, destinados aos mais jovens e à 3ª Idade (inscrições decorrem no secretariado da Feira).

Como proposta paralela à Feira Nacional de Artesanato, o Centro de Memória de Vila do Conde irá acolher, de 22 julho a 18 setembro, a exposição «Uma viagem por Portugal», construída a partir da coleção particular de Alexandre Correia dedicada ao Santo António.

Organizada em parceria pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, a Feira Nacional de Artesanato tem entrada gratuita, decorrendo num espaço frondoso e apetecível, ao ar livre, num recinto com 11.000 m2, onde os cerca de 200 artesãos participantes exibem as suas artes e saberes ancestrais.