A Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde foi criada com o objetivo de contribuir para a preservação e reconhecimento da secular arte das Rendas de Bilros. Ao longo dos anos, foi reforçando a sua posição e alargou o seu âmbito de atuação, através da organização e realização de diversas ações e eventos que contribuem para a promoção das artes e ofícios tradicionais, assim como para a dinamização cultural, turística e económica de Vila do Conde.
Feira Nacional de Artesanato
Criada em 1978, a Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde é um evento reconhecido a nível nacional, sendo considerado o maior e mais importante certame dedicado às artes tradicionais portuguesas. Aqui se reúnem, todos os anos, artesãos de todo o País, mostrando as suas artes e saberes.
Cozinha à Portuguesa – Feira de Gastronomia
O sucesso das Jornadas Gastronómicas, realizadas no âmbito da Feira Nacional de Artesanato, conduziu à criação da Cozinha à Portuguesa – Feira de Gastronomia. O evento é ponto de encontro obrigatório para todos os apreciadores das mais tradicionais iguarias portuguesas.
Rendas de Bilros de Vila do Conde
Em 1919, com a criação da Escola de Rendas, o trabalho das Rendilheiras ganha particular qualidade e maior visibilidade. Após um período de declínio, a partir de 1974, assiste-se a um renascer desta tradição, com a criação do Centro de Artesanato, da Feira Nacional de Artesanato e do Museu das Rendas.
Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde
O Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde é uma escola de ensino especializado de música pertencente à rede de escolas de ensino particular e cooperativo, criado em 1981 (ex – Academia de Música de S. Pio X). Encontra-se sediado no Centro Municipal de Juventude, desde 1995.
Escola de Dança de Vila do Conde
A Escola de Dança tem como princípios orientadores a formação em dança num contexto educativo e artístico com uma abordagem abrangente de “dança para todos”. A partir do ano letivo 2021/2022 a oferta educativa passa a incluir o Ensino Artístico Especializado em Dança em regime articulado.
Profilar – Projeto Filarmónico
Para promover e democratizar o acesso ao ensino da música, foi criado o PROFILAR – Projeto Filarmónico de Vila do Conde. Trata-se de uma nova aposta cultural constituída por três projetos de intervenção na área da música junto da comunidade: Escola de Canto, Escola de Sopros e Escola de Cordas.
Exposição Presépios de Portugal
Criada em 2000, a Exposição/Venda Presépios de Portugal é a a maior exposição de presépios artesanais do país. A mostra apresenta largas centenas de presépios elaborados em diversificados materiais, produto de mais de 80 artesãos portugueses que não dispensam a sua participação no evento.
Exposição Santos Populares e o Artesanato
A Exposição/Venda de Santos Populares, contando com a participação de vários artesãos, visa incentivar a produção artesanal, nas suas vertentes tradicionais e contemporânea, apelando à qualidade e à inovação enquanto fatores indispensáveis ao desenvolvimento e afirmação das artes e ofícios portugueses.
Exposição Artesanato e a Quaresma
Exposição/Venda de Artesanato inspirada na Quaresma, com vários artesãos nacionais. A exemplo do que já acontece com as iniciativas Santos em Casa e Presépios de Portugal, também esta mostra é complementada com uma loja online, alargando a possibilidade de compra através dos canais digitais.