Fundada em 1984

Email

geral@adapvc.pt

Telefone

+351 252 627 700

Morada

Praça Luís de Camões, 31

Feira de Gastronomia arranca dia 19 agosto em Vila do Conde

Após dois anos de interregno, devido às restrições impostas para controlo da pandemia Covid-19, a Cozinha à Portuguesa – Feira de Gastronomia está de regresso, de 19 a 28 agosto, aos Jardins da Av. Júlio Graça, em Vila do Conde, com a presença de restaurantes representativos de várias regiões portuguesas.

Associando-se à comemoração do Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, o Restaurante Temático abordará a gastronomia dos quatro países onde se desenvolveu a “grande aventura”: Portugal, Espanha (Canárias), Cabo Verde e Brasil.

A 30 de março de 1922, comemorando o primeiro centenário da independência do Brasil deu-se início à primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada pelo Almirante Gago Coutinho e pelo Comandante Sacadura Cabral a bordo do hidroavião Fairey III, batizado “Lusitânia”, tendo como destino final o Rio de Janeiro.

Celebrar este feito histórico através da gastronomia é o propósito do evento. 

Os visitantes do certame poderão ainda contar com uma infinidade de produtos para agrado dos palatos mais exigentes: do pão tradicional aos bolos e biscoitos, dos enchidos às carnes fumadas, passando pelos queijos, compotas e geleias, ervas aromáticas, azeites e vinagres, mas também pelos chás e infusões ou ainda pelos vinhos, espumantes e digestivos… de tudo um pouco se pode encontrar na Cozinha à Portuguesa – Feira de Gastronomia de Vila do Conde.

Este ano, mantendo a novidade introduzida em 2019, no recinto da Feira de Gastronomia estarão instaladas Tabernas, com venda de vinho a copo das diversas regiões vinícolas do país.

Pode também encontrar workshops ou as últimas novidades numa livraria especializada, ou ver e ouvir música e as danças e cantares tradicionais. Tudo bons pretextos para que a Feira de Gastronomia de Vila do Conde seja ponto de encontro “obrigatório”.

Haverá ainda uma sessão de lançamento do livro de Carlos Neves “Desconfinar a Agricultura / Crónicas Agrícolas – Do Prado ao Prato”, pelas 15 horas do dia 20 de agosto.

A inauguração da 22ª Feira de Gastronomia de Vila do Conde acontece no dia 19 de agosto, pelas 18 horas, com a presença de várias Confrarias Gastronómicas.

Restaurantes das várias regiões do País (Minho / Trás-os-Montes e Alto Douro / Alentejo / Algarve / Madeira)

Restaurante temático

Petisqueiras (Sopas / Peixe / Carnes / Pão Forno Lenha / Vegetariana)

Bares e esplanadas

70 espaços de venda de produtos regionais

Tabernas

Livraria gastronómica

Animação Diária

22ª Cozinha à Portuguesa – Feira de Gastronomia de Vila do Conde
19 a 28 agosto 2022
Jardins da Av. Júlio Graça

Entrada Gratuita

Horário:
Sextas, Sábados e Domingos – das 12H00 às 24H00
Restantes dias – das 17H00 às 24H00*

*Os Restaurantes abrem à hora de almoço, das 12H00 às 14H30