O Programa Saber Fazer está presente na 46ª edição da Feira Nacional de Artesanato, que decorre até ao próximo dia 4 de agosto, nos Jardins da Av. Júlio Graça. Esta representação visa a divulgação do Programa, do Repositório e do Livro Saber Fazer junto do público do certame.
Hoje irá decorrer uma apresentação do Programa às artesas e artesãos presentes na feira seguida de uma conversa, criando momentos de partilha e reflexão em torno das artes e ofícios.
A Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde proporciona uma oportunidade única para o público de conhecer o trabalho dos artesãos e das técnicas que continuam a ser passadas de geração em geração. Esta edição promete ser um verdadeiro espetáculo de criatividade e tradição, onde cada visitante poderá observar a riqueza cultural das artes manuais portuguesas.
A Feira Nacional de Artesanato é organizada pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC).
O Programa Saber Fazer tem como missão principal apresentar a produção artesanal tradicional como um sector viável, sustentável e relevante, procurando destacar o trabalho das artesãs e dos artesãos, bem como os produtos, processos e materiais, na sua relação com o contexto sociocultural e a paisagem natural.
O Programa contém uma estratégia nacional para as artes e ofícios tradicionais para os anos de 2021-2025 e resulta do reconhecimento da importância de que o setor da produção artesanal pode atuar na sociedade contemporânea, criando produtos e serviços que fazem sentido no nosso quotidiano, com viabilidade económica, benefícios ambientais e valor patrimonial.
A Plataforma digital Saber Fazer referencia as atividades artesanais tradicionais existentes em Portugal, articulando as diferentes artes com entidades, espaços criativos, documentação existente, projetos independentes e outros recursos relacionados. Esta plataforma organiza, relaciona e dá acesso a informação sobre materiais naturais, os artesãos e as tecnologias que os transformam e os locais onde podemos ganhar mais conhecimento sobre as práticas.