A Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde felicita o Programa Saber Fazer, um dos três projetos nacionais vencedores dos mais prestigiados prémios para o património – os Prémios Europa Nostra, hoje anunciados pela Comissão Europeia e pela Europa Nostra (representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura).
Distinguido na categoria Educação, Formação e Competências, o Programa Saber Fazer é a estratégia nacional de Portugal para a salvaguarda das artes e ofícios tradicionais. Promove a transferência de conhecimentos, a sustentabilidade e a coesão territorial, fazendo a ponte entre as zonas urbanas e rurais, transformando técnicas ancestrais em ferramentas de resiliência cultural e económica.
O repositório digital do Programa Saber Fazer inclui informação detalhada sobre as Rendas de Bilros de Vila do Conde que pode consultar aqui.
Os Prémios Europa Nostra registam, este ano, 30 vencedores de 24 países europeus. Em Portugal, foram distinguidos o Museu Nacional Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche, o Programa “Saber Fazer” e o projeto Almalaguês – Tecer o futuro com a tapeçaria do tempo, de Coimbra.
