Fundada em 1984
Email

geral@adapvc.pt

Telefone

+351 252 627 700

Morada

Praça Luís de Camões, 31

Rendas de Bilros no Mercado do PCI em Estremoz

As Rendas de Bilros de Vila do Conde estarão presentes no Mercado do Património Cultural Imaterial, a realizar no Jardim Municipal de Estremoz, nos dias 7 e 8 de junho.

A iniciativa é promovida pela Confraria do Boneco de Estremoz, tendo por objetivo a promoção e valorização dos saberes tradicionais portugueses, com especial enfoque na defesa e salvaguarda do património material e imaterial associado ao Boneco de Estremoz, inscrito na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Com uma dimensão nacional e projeção além-fronteiras, o certame reunirá cerca de 50 mestres artesãos, selecionados com base em critérios de autenticidade e fidelidade às tradições. Ao longo dos dois dias, será possível conhecer e adquirir peças de artesanato representativas de diversas regiões do país, como a Renda de Bilros de Vila do Conde, o Figurado de Barcelos, as Camisolas Poveiras, a Filigrana, a Olaria de Mafra, Redondo e São Pedro do Corval, os Bordados de Nisa, a Tecelagem de Almalaguês, os Chocalhos, as Mantas Alentejanas, entre outros.

A iniciativa contará ainda com um conjunto de conferências dedicadas ao Património Cultural Imaterial (PCI), com a presença de investigadores, colecionadores, representantes do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), do Centro de Formação Profissional para o Artesanato (CEARTE) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). Estes momentos de debate e esclarecimento visam apoiar os artesãos na valorização da sua atividade e na identificação de instrumentos de apoio disponíveis.

A Confraria do Boneco de Estremoz reforça que o evento pretende afirmar-se como um espaço de referência para a divulgação dos saberes tradicionais e da identidade cultural portuguesa, promovendo simultaneamente a cooperação transfronteiriça, dada a proximidade de Estremoz ao território espanhol.