A Câmara Municipal de Vila do Conde promove, com a colaboração de várias entidades ligadas ao setor das pescas, a Semana do Pescador, entre os dias 24 a 31 de maio.
Vila do Conde tem a maior comunidade piscatória do País e, por isso, pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal vai organizar a Semana do Pescador, com a colaboração de vários agentes ligados ao setor das pescas.
Esta iniciativa decorrerá entre 24 e 31 de maio, e o programa estender-se-á por Caxinas, Poça da Barca e Vila Chã, tendo como grande objetivo homenagear o Pescador enquanto homem, profissional e figura incontornável do nosso território, para além de também assinalar a importância do setor piscatório no nosso concelho.
Do amplo conjunto de atividades a levar a efeito, destacam-se exposições, tertúlias, oficinas para famílias, lançamentos editoriais, visitas guiadas, não faltando ainda diversas iguarias gastronómicas para ser saboreadas num espaço de petisqueiras, junto à Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes.
Para além disso, haverá sessões de show cooking / demonstrações gastronómicas, a que se juntam espetáculos musicais e de folclore.
O grande destaque da edição deste ano vai para uma gigantesca Caldeirada Comunitária, numa recreação de um prato típico das Caxinas, para a qual está convidada toda a comunidade. Será confecionada com diversas espécies de peixes do nosso mar e contará com a preciosa colaboração da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto.
A finalizar o programa, realizar-se-ão, em 31 de maio, data em que celebra o Dia Nacional do Pescador, as habituais cerimónias religiosas, que se revestem de um enorme simbolismo junto da comunidade piscatória, e que decorrerão na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes e junto ao Memorial aos Náufragos.
Consulte o programa da Semana do Pescador e participe.